ENDO 1 - Irrigação
- Yasmim Ferraz Simões de Faria
- 18 de set. de 2024
- 4 min de leitura

A limpeza é alcançada pela ação mecânica dos instrumentos, pela ação química das substâncias químicas auxiliares sobre tecidos e microrganismos, e pela irrigação-aspiração, que remove os resíduos destes eventos.
⦁ Alcança regiões que os instrumentos não alcançam devido as suas limitações (30 à 40% do canal).
⦁ Objetivos:
1. Dissolução da matéria orgânica.
2. Eliminar microorganismos.
3. Lubrificar.
4. Remoção de smear layer (pois oblitera os túbulos dentinários).
5. Suspensão de detritos.
⦁ Sempre utilizamos a agulha de saída lateral, considerada agulha de segurança, para não irrigar em direção ao ápice.
⦁ A irrigação deve ser realizada obrigatoriamente com a agulha posicionada 1mm áquem do ct, para termos o máximo de eficácia em seu mecanismo de ação, com um fluxo adequado.
⦁ O mecanismo de irrigação/aspiração é algo físico, além das propriedades químicas do irrigante que será utilizado, funcionando da seguinte forma:
- Irrigação: aumento da pressão dentro do canal.
- Aspiração: diminuição de pressão na embocadura do canal.
Gerando um fluxo. É algo extremamente importante e deve ser realizado durante todo o tratamento, deixando o canal sempre inundado durante a instrumentação.
Propriedades de uma substância irrigadora ideal
- Baixa tensão superficial: Capacidade de penetrar melhor no canal.
- Baixa viscosidade: é a resistência de um fluido ao escoamento.
- Solvente de tecido orgânico: visa à dissolução de tecido pulpar vivo e/ou necrosado durante o preparo do SCR. Essa atividade depende da relação entre volume da solução, área de contato, tempo de ação, agitação mecânica, concentração e renovação da solução. Quanto maior for esses fatores, maior será a capacidade solvente.
- Bactericida (mata bactérias): a desinfecção do SCR é alcançada pela ação mecânica dos instrumentos, pela ação química das substâncias auxiliares e pelo processo físico de irrigação-aspiração. Assim, uma substância com atividade antimicrobiana terá um efeito adicional na desinfecção do SCR
- Atividade quelante: durante o corte da dentina por um instrumento é criada uma lama dentinária (smear layer), que se adere às paredes dos canais. Os quelantes removem a smear layer.
- Atividade lubrificante: as soluções, através do molhamento, mantêm as paredes dos canais hidratadas e atuam como lubrificantes, reduzindo a força de atrito entre o instrumento e a dentina, diminuindo o seu desgaste e preservando a sua capacidade de corte.
-Neutralizador de produtos bacterianos
- Biocompatibilidade: toda substância desinfetante possui toxicidade para células vivas, o que torna utópico conciliar forte ação antimicrobiana e biocompatibilidade. Os efeitos lesivos de uma substância química sobre os tecidos dependem da toxicidade, concentração, tempo e área de contato. Devido ao curto tempo em contato com uma área reduzida dos tecidos perirradiculares, o efeito adverso de um irrigante tende a ser mínimo.
Vale ressaltar que nenhuma substância química preenche todos esses requisitos.
Principais substâncias utilizadas:
Hipoclorito de sódio (NaOCl):
É comercializado nas seguintes concentrações:
1.Líquido de Dakin: NaOCl a 0,5% neutralizado com ácido bórico
2. Líquido de Dausfrene: NaOCl a 0,5% neutralizado com bicarbonato de sódio
3.Solução de Milton: NaOCl a 1% estabilizado por 16% de cloreto de sódio
4.Licor de Labarraque: NaOCl a 2,5%
5.Soda clorada: NaOCl a 4-6%
6.Água sanitária(Q-BOA, Super Globo e Clorox): NaOCl a 2-2,5%
- Quanto maior a concentração melhor suas propriedades, porém mais agressivo. A substância escolhida na FO-UFF é a água sanitária.
- Vale ressaltar que mais importante que a concentração utilizada é o volume utilizado.
- Propriedades: atividade antimicrobiana, solvente de tecido, ação desodorizante, clareadora, lubrificante, baixa tensão superficial.
-Desvantagens:
instável ao armazenamento, corrosivo, inativado por matéria orgânica, irritante para pele e mucosa, forte odor, descora tecidos.
- Considerações clínicas: devido à instabilidade, deve ser armazenado em frascos de cor âmbar, ao abrigo da luz.
Clorexidina:
uma base forte, praticamente insolúvel em água. O sal digluconato de clorexidina (0,12 a 2%) é o mais utilizado, estando disponível na forma líquida ou em gel
- Propriedades: atividade antibacteriana (bascteriostática em baixas concentrações e bactericida em altas concentrações), substantividade, ou seja, se liga à hidroxiapatita do esmalte e da dentina, sendo liberada lentamente à medida que sua concentração no meio decresce, podendo manter seus efeitos por até 21 dias. Biocompatível.
-Desvantagens: Não dissolve matéria orgânica e quando associado ao hipoclorito pigmenta o elemento.
-Indicação: Pacientes alérgicos ao NaOCl e dentes com ápice aberto.
Quelantes:
-Substâncias orgânicas que removem íons cálcio da dentina, fixando-os quimicamente.
-Indicações:
I. Auxílio em canais atrésicos e calcificados.
II. "Toilete final'', removendo a smear layer.
- Substâncias:
1. EDTA 17% (ácido etilenodiamino tetracético dissódico).
2. Ácido cítrico 10%.
⦁ Outras substâncias irrigadoras: Não tem função química apenas física.
a. Soro fisiológico.
b. Água destilada.
Pontos importantes:
⦁ A eficiência da desinfecção intracanal via hipoclorito de sódio é um processo tempo-dependente.
⦁ Volume e tempo são extremamente importantes para atuação dos irrigantes, quanto maior o volume e o tempo melhor será a atuação dos irrigantes.
⦁ Ativação dos irrigante: movimentos ultrassônicos que fazem os irrigantes alcançarem regiões de difícil acesso, promovendo melhor remoção de debris e limpeza.
-Técnica de instrumentação: o preparo dos terços cervical e médio antes do apical favorece a penetração do irrigante e a remoção de detritos, reduzindo o risco de extrusão.
Comments