top of page

ENDO 1 - Instrumental de Uso Endodôntico

  • Yasmim Ferraz Simões de Faria
  • 18 de set. de 2024
  • 4 min de leitura



Durante a realização do tratamento endodôntico, lançaremos mão de diversos instrumentais específicos para cada etapa. Por isso, é de fundamental importância ter conhecimento dos mesmos bem como de suas características e formas de emprego.


Etapas do tratamento endodôntico


1. Exame clínico: para a realização de um adequado exame clínico, é necessário que se tenha na bandeja os seguintes instrumentais: espelho bucal nº 5, sonda exploradora n°5 e nº 47, pinça de algodão, colher de dentina e sonda periodontal.


2. Anestesia: para a realização da anestesia, necessária antes de toda abordagem endodôntica, necessitamos de: anestésico tópico, agulha (curta e longa), seringa carpule com refluxo e tubete anestésico.


3. Acesso coronário: para a realização do acesso coronário, utiliza-se brocas esféricas carbide 2, 4 e 6 (para remoção do tecido cariado), brocas esféricas diamantadas 1012 HL, 1014 HL e 1016 HL (para o desgaste de esmalte e dentina saudáveis com o intuito de chegar até a câmara pulpar), brocas tronco-cônicas multilaminadas com ponta inativa (como a broca ENDO Z, que faz o refinamento do preparo e alisamento das paredes axiais) e também de sondas exploradoras.


4. Isolamento absoluto: nessa etapa, são utilizados os seguintes materiais: arcos de isolamento (arco de Ostby ou arco de Young), lençol de borracha, fio dental, pinça perfuradora de Ainsworth (para fazer um furo no lençol de borracha), pinça porta grampo (pinça tipo Palmer) e espátula n° 1 (para remoção do lençol da asa do grampo). Além disso, utiliza-se grampos, que podem ser divididos em: grampos para dentes anteriores (210, 211 e 212), grampos para pré-molares (206, 207, 208 e 209), grampos para molares (200, 201, 202, 203, 204 e 205) e os grampos especiais, como W8A.


5. Instrumentação dos canais radiculares: durante essa etapa do tratamento endodôntico, diversos instrumentos são utilizados, como régua milimétrica (para mensurar o comprimento que se deseja colocar na lima), Brocas de Gates-Glidden (utilizadas no preparo do alargamento dos terços médio e cervical do canal para realização da manobra do pré-alargamento), limas endodônticas e os instrumentais usados para a irrigação (etapa que acontece concomitante ao preparo do canal), que são a seringa de 5 mL, agulha sem bisel e de saída lateral e as cânulas de aspiração.


- Limas endodônticas

A lima endodôntica é composta pelo cabo (onde seguramos o instrumento), pelo cursor de silicone (que tem a função de delimitar a medida) e pela parte metálica (que é dividida em parte ativa e intermediário) (Figura 1). A parte ativa do instrumento sempre terá 16 mm. Dessa forma, o que vai determinar o comprimento total do instrumento, que pode ser de 21, 25 ou 31 mm, é o tamanho do intermediário, que vai variar. (Figura 2)











Figura 1. Esquema de uma lima endodôntica











Figura 2. Esquema de uma lima endodôntica


- Comprimento TOTAL da lima = Parte ativa + Intermediário.


- O instrumento aumenta o seu diâmetro do d0 ao d16, sendo 0,02 mm a mais em cada milímetro.

-O cálculo da conicidade de uma lima é feito da seguinte forma: pega-se o D0 da lima, que é a ponta da mesma (por exemplo, uma lima 25), acrescenta-se 0,02 mm multiplicado pelo comprimento da parte ativa do instrumento que é sempre de 16 mm nas limas manuais. Assim, em D1 será acrescentado 0,02 mm e a lima terá em D1 0,27 mm, em D2 será acrescentado mais 0,02 mm e a mesma terá em D2 0,29 mm, e assim sucessivamente.


Os instrumentos manuais possuem séries, as quais são: série especial (instrumentos 6, 8 e 10), 1ª série (15-40), 2ª série (45-80) e 3ª série (90-140). Além disso, há uma padronização nas cores dos instrumentos. Dessa forma, toda lima 15 será branca, toda lima 20 será amarela, 25 será vermelha, 30 será azul, 35 será verde e 40 será preta. Na 2ª série, a mesma coisa, assim como na 3ª série.


⦁ Tipo de lima:

I. Lima tipo Kerr (K):

-Série especial, 1ª,2ª,3ª serie ISO. 2

-Torção em aço inox.

-Secção quadrangular.

- Quadrado vazio no cabo.

- Função: exploração e alargamento.

-Movimento de 1/4 de volta.

II. Lima tipo Flexofile:

- 1ª serie ISO.

- Torção em aço inox.

- Secção triangular.

- Quadrado cheio no cabo.

- Alargamento.

- Movimento de 1/3 de volta.

-Indicadas principalmente para canais curvos e/ou atrésicos.

III. Lima tipo Hedstroem:

-1ª,2ª,3ª serie ISO.

- Usinagem em aço inox.

- Secção em forma de vírgula.

- Cabo com círculo.

- Movimento de limagem (instrumento não gira, só entra, é pressionado contra uma parede e sai).

- Indicadas principalmente para áreas achatadas do canal.


⦁ Gates-Glidden (GG):

- Marcações para mostrar o número da broca (um traço no cabo= GG 1; dois traços=GG 2...).

- O diâmetro da broca cresce junto com a sua numeração, aumentando 0,2mm da GG 1 para GG 2, 2 para 3...

- Tem ponta inativa, cortando apenas em lateralidade.

- Seu diâmetro tem relação com as limas, sendo importante se atentar a este fator. - Utilizamos na sequência do maior diâmetro para o menor.

- A seleção da GG é feita de acordo com o tamanho da estrutura que deseja cortar.



Comments


  • Whatsapp
  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin

© 2023 by BrainStorm. Proudly created with Wix.com

bottom of page